1 Reis 21

  1. Sucedeu depois destas cousas que Nabote, jezreelita tinha uma vinha, que estava em Jezreel, perto do palácio de Acabe, rei de Samaria.
  2. Acabe disse a Nabote: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está perto da minha casa. Dar-te-ei por ela uma vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei em dinheiro o que ela vale.
  3. Respondeu Nabote a Acabe: Deus me guarde de que eu te dê a herança de meus pais.
  4. Veio Acabe para sua casa desgostoso e indignado, por causa da palavra que Nabote, jezreelita lhe falara; pois este lhe dissera: Não te darei a herança de meus pais. Tendo-se deitado na sua cama, voltou o rosto, e não quis comer.
  5. Porém Jezabel, sua mulher, veio ter com ele, e lhe disse: Por que está o teu espírito tão desgostoso, que não comes pão?
  6. Ele lhe respondeu: Porque falei a Nabote, jezreelita, e lhe disse: Dá me por dinheiro a tua vinha, ou, se te apraz, te darei por ela outra vinha; e ele respondeu: Não te darei a minha vinha.
  7. Disse-lhe Jezabel, sua mulher: És tu mesmo que estás governando agora o reino de Israel! Levanta-te, come e seja alegre o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, jezreelita.
  8. Escreveu ela cartas em nome de Acabe e, selando-as com o selo dele, enviou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na cidade, e habitavam com Nabote.
  9. Eis o que escreveu nas cartas: Proclamai um jejum, e dai a Nabote um lugar proeminente entre o povo;
  10. ponde defronte dele dois homens, filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Amaldiçoaste a Deus e ao rei. Depois levai-o para fora, e apedrejai-o, até que morra.
  11. Os homens da cidade dele, os anciãos e os nobres que nela habitavam, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que ela lhes enviara.
  12. Proclamaram um jejum, e deram a Nabote um lugar proeminente entre o povo.
  13. Entraram os dois homens, filhos de Belial, e sentaram-se defronte dele. Estes homens de Belial deram testemunho contra Nabote na presença do povo, dizendo: Nabote amaldiçoou a Deus e ao rei. Então o levaram para fora da cidade e o apedrejaram, de sorte que morreu.
  14. Depois mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado e morreu.
  15. Tendo Jezabel ouvido que Nabote fora apedrejado e morrera, disse a Acabe: Levanta-te e toma posse da vinha que Nabote, jezreelita recusou dar-te por dinheiro; pois Nabote já não vive, mas é morto.
  16. Tendo Acabe ouvido que Nabote era morto, levantou-se para descer à vinha de Nabote, jezreelita, a fim de tomar posse dela.
  17. A palavra de Jeová veio a Elias, tesbita, dizendo:
  18. Levanta-te, desce para te encontrar com Acabe, rei de Israel, que habita em Samaria. Eis que está na vinha de Nabote, aonde desceu para tomar posse dela.
  19. Falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz Jeová: Mataste e ainda por cima te apoderaste da vinha? Dir-lhe-ás: Assim diz Jeová: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, lamberão os cães o teu próprio sangue.
  20. Acabe perguntou a Elias: Achaste-me, ó meu inimigo? Respondeu ele: Achei-te; porquanto te vendeste para fazeres o mal aos olhos de Jeová.
  21. Eis que trarei o mal sobre ti, e te arruinarei, e exterminarei de Acabe todo o homem, tanto escravo como livre, em Israel.
  22. Farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías, por causa da provocação, com que me irritaste e fizeste pecar a Israel.
  23. Também de Jezabel falou Jeová: Os cães comerão a Jezabel junto à muralha de Jezreel.
  24. Quem morrer a Acabe na cidade, comê-lo-ão os cães; e quem lhe morrer no campo, comê-lo-ão as aves do céu
  25. (Não houve, porém, ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau aos olhos de Jeová, sendo instigado por sua mulher Jezabel.
  26. Procedeu mui perversamente, seguindo a ídolos, conforme tudo o que fizeram os amorreus, aos quais Jeová desapossou diante dos filhos de Israel).
  27. Tendo Acabe ouvido estas palavras, rasgou os seus vestidos, cobriu de saco a sua carne e jejuou; deitava-se em saco, e andava humildemente.
  28. Então veio a palavra de Jeová a Elias, tesbita, dizendo:
  29. Estás vendo como Acabe se humilha diante de mim? Porque se humilha diante de mim, não trarei o mal nos seus dias; mas nos dias de seu filho trarei o mal sobre a sua casa.

Autor: Leonardo José Raimundo

Eu me inscrevi no Word Press para criar o site Wiki Bíblia. Nesse site, eu colocarei a lista de livros da Bíblia em português, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês, holandês, grego, polonês, checo, dinamarquês, latim, norueguês, sueco, ido, tagalo, letão, eslovaco, finlandês, esloveno, lituano, romeno, africâner, havaiano, basco, galês, waray-waray, bretão, estoniano, frísio, min dong, limburguês, escocês, cebuano, húngaro, islandês, zelandês, gaélico escocês, suaíli, corso, feroês, irlandês, grego antigo, armênio, manquês, groenlandês, maori, maltês, lavukaleve, georgiano, mirandês e napolitano.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.